Captura_de_tela_2023-04-11_111900-removebg-previewCaptura_de_tela_2023-04-11_110235-removebg-previewCaptura_de_tela_2023-04-11_111900-removebg-previewCaptura_de_tela_2023-04-11_111900-removebg-preview
  • HOME
  • FURACÕES
    • Nossos Projetos
    • Efeito Furacão
    • Furacão InCompany
    • Furacão Patrícia
    • Furacanizando a Política
  • QUEM SOMOS
    • Manifesto
    • Time Furacanizante
    • Furacanizadas
    • Como Navegamos
    • Impacto
  • Relatório Mulheres Empreendedoras 2023
  • BLOG
  • in ENGLISH, please!
A maior mentira do #COVID19
March 25, 2020
Tudo muda muito rápido
April 2, 2020

Como sobreviver em tempos de coronavírus ?

Categories
  • Furacanizando
Tags

Gestão de crise em meio ao COVID-19

Em tempos de pandemia e isolamento social, precisamos buscar alternativas para sobreviver ao iminente colapso da economia, sobretudo os profissionais liberais e as micro e pequenas empresas. 

Segundo Guilherme Benchimol, presidente da XP Investimentos, o Brasil pode atingir a triste marca de 40 milhões de desempregados após o fim da crise do coronavírus. 

Precisamos fazer URGENTEMENTE a chamada gestão de crise:

“Gerenciamento para redução de prejuízos no momento em que ocorre uma disrupção, por motivos internos ou externos, no processo normal de determinada empresa”

Por que  a pandemia do novo coronavírus vai afetar principalmente as pequenas e micro empresas.

Com a pandemia as pessoas evitam sair às ruas e por consequência estocam mais, o consumo então é focado em gêneros de primeira necessidade como alimentos e produtos de relacionados à sua saúde.   

Porém as pequenas e micro empresas tendem a ser mais afetadas , pois muitos dos itens que essas empresas vendem são adquiridos por impulso, seja a água, o café ou o salgadinho de uma vendedora ambulante ou lojas de 1,99 geralmente cheias de pessoas em busca de algo que realmente não precisam, e a diminuição drástica do fluxo de pessoas, pode acabar com esses negócios 

O problema é sempre o fluxo de caixa, pois a maioria dessas empresas vivem com o caixa no limite para manter as operações diárias e geralmente tem pouco acesso ao sistema financeiro. 

E na prática como sua empresa pode sobreviver a crise do COVID-19

Fatores internos:

Proteja sua equipe: mantenha contato, faça o home office, oriente e compartilhe informações. E caso tenha alguém apresentando os sintomas, mantenha ela em casa e dê todo suporte necessário.  

Dicas de Home office

  • Redução da necessidade de apresentar atestados originais em primeira instância
  • Férias coletivas / individuais (de acordo com a lei)
  • Rodízio na empresa, evitando a super concentração de pessoas
  • Usar ferramentas gratuitas para home office
  • Segurança para trabalho remoto (VPN, protocolos de acesso, cloud and Saas, etc)
  • Evite wifi publico
  • Use o bom senso
  • Mantenha um contato diário com sua equipe para que eles se sintam seguros e parte do plano de contenção.

Reveja seu fluxo de estoque, encontre outros fornecedores como back-up e negocie prazos e dívidas atuais com seus parceiros de negócios.  Fique alerta também para os cuidados com a logística. 

Verifique se seu seguro empresarial te protege contra interrupção dos negócios ou lucro cessante, porém fique atento às cláusulas já que a maioria não cobre eventos como essa pandemia. 

Corte todas as despesas desnecessárias, renegocie aluguel. (seguros,  controle de peste, refrigeração, segurança, reduza estoque. 

Cuide de seu fluxo de caixa, comunique imediatamente ao seu banco das dificuldades em honrar certas dívidas ou já caso necessário já peça um fluxo rotativo junto ao seu gerente a juros baixos  (se possível).   

Pense em 3 vetores:  Pessoas (equipe) , processos internos e fluxo de caixa. 

Mas qual a solução para a grande maioria dos negócios? Como vender nesses 90 dias? Como sobreviver? Como manter os negócios e os funcionários, com um impacto tão grande no faturamento?

É fato. Em um cenário como esse que se instala, não dá para fazer tudo da mesma maneira como se estava fazendo. É preciso criatividade, visão e até mesmo coragem nesse momento, para testar novos modelos e formas de se chegar ao consumidor.

  1. Crie soluções inovadores, ou formas inovadoras para se destacar dentre o universo online por exemplo.
  2. Seja ágil, não espere a perfeição, dê respostas rápidas perante a crise. 
  3. Foque no online, pensando não apenas na melhor oferta, mas também na melhor entrega possível ao seu cliente.
  4. Vai estar todo mundo no online, então, não é mais sobre estar online, mas sobre fazer a diferença nesse cenário. Repense e invista nesse cenário se preciso for para ganhar relevância e converter isso em vendas.
  5. Não está online ainda? As redes sociais e até mesmo o WhatsApp são caminhos simples, rápidos e gratuitos para começar. Busque exemplos e referências e mãos à obra!
  6. Entenda novas maneiras de como vender e como aproveitar seus colaboradores para vender remotamente nesse momento.
  7. Faça pequeno, faça grande, faça novamente, refaça. Faça algo!
  8. Use as plataformas online gratis (ou não): Facebook, Instagram, Mercado Livre, Amazon, OLX, 99freelas, Rappi, Uber eats, Tripadvisor, Airbnb, etc
  9. Mantenha um controle financeiro em dia, tenha todos os números necessários para sobreviver em mãos. 
  10. Estude a possibilidade de realizar promoções de produtos que estejam no estoque há muito tempo e disponibilize serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes. A ideia é aumentar o faturamento.
  11. Se puder procure ajuda profissional para te ajudar. 
  12. E lembre-se, para maioria dos empreendedores não é hora de focar no lucro, mas sim, de reduzir prejuízos 
  13. E você não está sozinho, busque exemplos de empresas que estão saindo da crise de modo criativo ou proativo e aplique no seu negócio. 
  14. Foco nas necessidades do cliente.  Em tempos difíceis mantenha o profissionalismo e reconheça as reais necessidades dos seu cliente.   Seu negócio será ainda mais reconhecido quando a pandemia passar. 
  15. Mantenha ativo nas redes sociais ou em campanhas de marketing. 
  16. Compartilhe informações de forma cautelosa, check 1, 2, 100 vezes as fontes e a veracidade do conteúdo.  Melhor se ater às fontes oficiais do governo ou veículos de comunicação confiáveis. 
  17. Seja proativo e mantenha sua rede de contatos nesses tempos difíceis. 
  18. Tenha resiliência !
  19. E não dê as costas ao seu entorno, tenha empatia, lembre-se que vivemos em um mundo interconectado e nossos atos interferem diretamente em nosso redor. 
  20. Não deixe de planejar o futuro. 
  21. Não esqueçamos que temos outras prioridades globais  também.
  22. Aprenda, desenvolva, use seus soft skills, pois serão fundamentais nesse momento de crise.  Você precisa saber como gerenciar (mais que o normal) crises internas, medo da perda do emprego, negociações online, conflitos com fornecedores, etc

Pratique a Solidariedade nesse momento de crise

Se comprou um ingresso de um show ou evento que que não pode ser realizado neste momento, não peça o dinheiro de volta, aguarde a nova data e só então tome sua decisão. 

A maioria dos artistas, músicos, etc vivem de eventos pontuais sem lastro e necessitam daquele cache para sobreviver durante o mês.

  • Compartilhe ideias e as melhores práticas
  • Não seja egoísta, não aproveite da situação para benefício próprio, não aumente os preços desnecessariamente.
  • Seja empático, e 
  • Pratique a abundância

Compre de produtores locais ! As grandes empresas têm uma chance muito maior de sobreviver frente a crise financeira decorrente da pandemia de COVID-19, porém os pequenos comerciantes, os produtores locais, os profissionais liberais da sua região, dificilmente possuem um fluxo de caixa “folgado” o suficiente para suportar esse período de crise. 

E o governo ? Qual seu papel e o que ele está fazendo ? 

O estado tem papel fundamental para superação da crise, uma ação coordenada na base de sustentação, que vão desde assistência médica eficiente, programas / campanhas de prevenção, assistência a camada mais necessitada da sociedade, e esforços para manter os motores da economia funcionando sejam elas os microempresários aos sustentáculos da infraestrutura do país, enfim toda cadeia produtiva. 

Produção, emprego, abastecimento e consumo !!

Como cita o economista Marcio Pochmann.   o “Salve-se quem puder” característicos do funcionamento capitalista “não resolve” porque a contaminação é ampla ampla e sem preconceitos. 

A renda básica de cidadania seria uma excelente opção nesse momento https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2019/12/nossa-sao-paulo-combate-desigualdade/

O governo federal  apresentou algumas medidas para reduzir os efeitos na economia relacionado a pandemia do coronavirus, dentre elas:

Adiamento no recolhimento do Simples nacional por 90 dias

Adiamento do prazo de pagamento do FGTS por três meses (R$ 30 bilhões)

LIberação de 5 bilhões de reais. pelo Proger, como bancos públicos financiar o capital de giro de pequenas empresas

Outras com impacto para a geração e manutenção de empregos tratam de  adiar o prazo de pagamento do FGTS por três meses, de simplificar as exigências para contratação e renegociação de crédito e de facilitar o desembaraço de insumos e matérias primas industriais importadas antes do desembarque.

Outros players ajudando nesse momento de crise:

Os principais bancos privados  se mostram mais acessíveis com linhas de crédito emergenciais, adiamento de pagamento de dívidas e juros mais baixos que o praticado no mercado.  Lembre-se que é necessário solicitar esses benefícios junto ao seu banco. 

Sebrae também está disponibilizando cursos e suporte gratuito para pequenos empreendedores como meio de suavizar o impacto nesse momento de crise. 

Em tempos de reclusão,  enquanto estiver em casa aproveite para:

  • Cuidar de você mesmo , física e mentalmente
  • Aprenda alguma coisa nova. uma nova língua, desenvolva um hobbie, aprenda a programar ou fazer um site simples.
  • Lembra aquele projeto de vida que estava parado ? Por que não revisá-lo ?
  • Ajude o próximo, com algum expertise.
  • Repense sua carreira

E se puder NÂO SAIA DE CASA nesse momento de crise !

Mais informações : 

Referências:

MEIs e pequenas empresas serão os mais PREJUDICADOS pelo avanço do coronavírus
https://www.falandodevarejo.com/2020/03/coronavirus-crise-comercio-varejo.html
MEI e pequeno empresário: sua empresa vai sobreviver ao Coronavírus?
https://www.zdnet.com/article/covid-19-with-everyone-working-from-home-vpn-security-has-now-become-paramount/#ftag=RSSbaffb68
https://www.independent.co.uk/voices/letters/coronavirus-universal-basic-income-ubi-poverty-economy-business-migrants-a9408846.html
https://www.contabeis.com.br/noticias/42400/governo-anuncia-medidas-para-reduzir-efeitos-do-coronavirus-nas-micro-e-pequenas-empresas/
https://www.einpresswire.com/article/512144359/5-pr-survival-tips-for-businesses-challenged-by-coronavirus-covid-19?ref=rss&code=37UPJxL2zcOy9AJr
https://www.greenbiz.com/article/business-lessons-phase-1-covid-19-pandemic
https://www.sciencemag.org/careers/2020/03/working-home-because-covid-19-here-are-10-ways-spend-your-time
[Carta Aberta] Coronavírus: reflexões para o ecossistema de inovação

Share
35
Christian Fujiy
Christian Fujiy
Empreendedor, globetrotter e um futurista fervoroso. “Acelerando um futuro inclusivo, diverso e abundante”

Related posts

May 6, 2021

Aniversário da Be.labs


Read more
May 6, 2021

Carga mental ou trabalho emocional?


Read more
April 27, 2021

Vida Real com Gabi Guerra


Read more

Leave a Reply Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Somos Sociais

Visit Us On TwitterVisit Us On PinterestVisit Us On LinkedinVisit Us On YoutubeVisit Us On Instagram

Contato

todomundo@belabs.org

contato@belabs.org

Hotjar - Unlimited insights from your web and mobile sites

Conheça nosso Furacão

O Furacão

Manifesto

Efeito Furacão

Time Furacanizante

In English, please!

© 2023 Be.Labs | Furacanizando . All Rights Reserved.
  • Código de ética e conduta Be.Labs Aceleradora
We use cookies on our website to give you the most relevant experience by remembering your preferences and repeat visits. By clicking “Accept”, you consent to the use of ALL the cookies.
Cookie settingsACCEPT
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.